A bioconstrução é um conjunto de técnicas para a construção de casas e edifícios com elementos naturais, como terra e fibras vegetais. Esse tipo de construção tem como objetivo a redução das toxinas, que são extremamente prejudiciais ao ser humano, e como vantagens o aumento da durabilidade das paredes, a diminuição da variação de temperatura no interior da casa e o baixo custo de investimento e operação.
Bioconstrução
Os engenheiros e arquitetos responsáveis por esse modelo de obra devem sempre buscar soluções que visem à preservação do meio ambiente, como escolha do material adequado, com matérias-primas naturais ou recicladas; fontes alternativas de energia, como energia eólica e solar; economia e gestão de água, com a utilização da água da chuva; coleta seletiva e reciclagem de lixo no local em questão e utilização de técnicas que utilizem barro, bambu ou palha.
Veja algumas técnicas de bioconstrução:
Utiliza sacos com terra comprimida para construir paredes e coberturas bastante resistentes, capazes de suportar climas extremos.
Construção de Superadobe
AdobeO tijolo de adobe é feito com barro e palha mesclados e moldado e seco de forma natural. A palha presente na composição propicia grande conforto térmico.
Construção feita de Adobe
COBÉ uma técnica que possibilita moldar uma mistura de areia, palha, argila e água até atingir o formato desejado. Esse método é bastante antigo e permite abusar da criatividade na construção.
Casa feita com técnica COB
Pau a piqueTambém chamada de taipa de mão ou taipa de sebe, consiste na construção de um quadro de galhos: os verticais cravados no chão e os horizontais encaixados nos verticais. O quadro é preenchido por uma trama de bambus ou de galhos. Depois, são abertos espaços para janelas e portas. Os buracos da trama são preenchidos com argila.
Casa de pau a pique
Fardos de palhaCom esse tipo de técnica, as paredes são grossas e protegidas contra o frio ou o calor. Além de rápido e barato, esse processo é muito durável – há casas feitas de fardo que duram mais de 100 anos.
Casa construída com fardos de palha
Entenda a diferença entre bioconstrução e construção sustentável
Apesar de ter vários pontos em comum com a bioconstrução, a construção sustentável não possui os mesmos conceitos. Uma construção sustentável não visa à elaboração de casas e edifícios com apenas elementos da natureza, mas propõe soluções para amenizar os problemas ambientais e contribuir com a sustentabilidade, sem deixar de usar a tecnologia moderna para atender as necessidades dos moradores. Embora sejam diferentes, ambas proporcionam bem-estar e um novo estilo de vida ambientalmente correto aos que aderem a essas técnicas alternativas.
Acesso em 01 de novembro de 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário