Social Icons

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Logística Verde e seus Paradoxos IV


Armazenagem


Logística é um fator importante na promoção da globalização e dos fluxos internacionais de comércio. As economias de modernos sistemas de logística são baseadas na redução de estoques, com a velocidade e a confiabilidade de entregas eliminando a necessidade de armazenagem e estocagem. Consequentemente, uma redução na demanda de armazenamento é uma das vantagens da logística. Isto significando, entretanto, que os estoques foram transferidos num determinado grau para o sistema de transporte, especialmente para estradas, mas também aos terminais. Os estoques estão realmente em trânsito, contribuindo ainda mais para o congestionamento e a poluição. O ambiente e a sociedade, e não os operadores logísticos, estão assumindo os custos externos. Nem todos os setores apresentam esta tendência, no entanto. Em alguns setores industriais, computadores, por exemplo, há uma crescente tendência para a decomposição vertical do processo de fabricação, em que as ligações extras são adicionados à cadeia de suprimentos. Unidades intermediárias, onde alguns montagens são realizadas foram adicionadas entre o fabricante e o consumidor. , Facilitando a personalização do produto para o consumidor, elas adicionam um movimento adicional externo de produtos na linha de produção.

Disponível em : <https://sites.google.com/site/medioquestoesambientais/logistica-verde/topicos-em-logistica-verde---ii>
Acesso em 30 de Agosto de 2016.

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Logística Verde e seus Paradoxos III


Confiabilidade



Na base de toda a atividade logística é de importância fundamental a confiabilidade do serviço prestado. Seu sucesso é baseado na capacidade de fornecer carga em tempo hábil com o mínimo de quebras ou danos. Os prestadores de serviços logísticos muitas vezes realizam estes objetivos utilizando os modos que são percebidos como sendo mais confiáveis. Os modos menos poluentes são geralmente considerados como sendo os menos confiáveis em termos de pontualidade na entrega, falta de danos e de segurança. Navios e ferrovias tem herdado uma reputação pobre na satisfação de clientes. Por exemplo, a confiabilidade de horário de transporte de contêineres é de cerca de 50%, o que implica que cerca de metade das vezes um navio contêiner não vai poder chegar a um terminal portuário no dia programado. Níveis mais baixos de confiabilidade estão relacionados com níveis mais baixos de utilização de ativos e maiores níveis de inventário, o que é perdulário e indiretamente prejudicial ao meio ambiente. A confiabilidade do setor de logística é construído em torno do transporte aéreo e as remessas por caminhões que são dois modos ambientalmente menos amigáveis.

Disponível em: <https://sites.google.com/site/medioquestoesambientais/logistica-verde/topicos-em-logistica-verde---ii>
Acesso em 30 de Agosto de 2016.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Logística Verde e seus Paradoxos II


Tempo



Em logística, o tempo é muitas vezes o essencial. Ao reduzir-se o tempo dos fluxos, a velocidade do sistema de distribuição é aumentada, e consequentemente, sua eficiência. Isto é conseguido principalmente usando-se os mais poluentes e modos de transporte menos eficientes em energia. O aumento significativo do transporte aéreo e por caminhões é em parte o resultado das limitações de tempo impostas pelas atividades logísticas. As limitações de tempo são, elas próprios, o resultado de uma crescente flexibilidade dos sistemas de produção industrial e do setor de varejo. A logística oferece os serviços "porta-a-porta" (DTD, door-to-door), em conjunto principalmente com as estratégias just-in-time (JIT). Outros modos não podem satisfazer os requisitos que tais conceitos propiciam de forma tão eficaz. Isto leva a um círculo vicioso: quanto mais DTD e estratégias JIT são aplicadas, quanto mais são as consequências ambientais negativas do tráfego que ela cria. A estratégia de lentidão com eficiência de consumo e escala (slow steaming) perseguida por empresas de transporte marítimo é mais um problema de gestão de tempo dentro de cadeias de fornecimento de longa distância.[Ronen 1982][Bremer & Perakis 1992][Cariou 2010]

Disponível em: <
https://sites.google.com/site/medioquestoesambientais/logistica-verde/topicos-em-logistica-verde---ii>
Acesso em 29 de Agosto de 2016.

domingo, 28 de agosto de 2016

Logística Verde e seus Paradoxos I


Custos



O objetivo da logística é a redução de custos, especificamente os custos de transporte. Enquanto primeiramente permanecem mais destacados os custos de logística, os custos de armazenagem ficam em segundo lugar. Além disso, as economias de tempo e as melhorias na confiabilidade do serviço, incluindo a flexibilidade, são outros objetivos. Corporações envolvidas na distribuição física de mercadorias são altamente favoráveis à estratégias que lhes permitam reduzir os custos de transporte em um ambiente competitivo. Economias de escala no transporte, bem como maior densidade de carga são estratégias comuns de redução de custos que, concomitantemente, conduzem a benefícios ambientais em termos de menor consumo de combustível por tonelada-km.
Em algumas ocasiões, as estratégias de redução de custos perseguidas por operadores logísticos podem estar em desacordo com as considerações ambientais que se são exteriorizadas. Isto significa que os benefícios da logística são realizadas pelos usuários e, eventualmente, para o consumidor se os benefícios são compartilhados ao longo da cadeia de suprimentos.
No entanto, o ambiente assume uma grande variedade de encargos dos custos, que formam uma hierarquia que vão desde custos internos à cadeia de abastecimento com seus custos externalizados. A sociedade está cada vez menos disposta a aceitar tais custos, e a pressão é cada vez mais exercida sobre governos e corporações para incluir mais e maiores considerações ambientais em suas atividades. Um exemplo destacado desta preocupação são cadeias de abastecimento de alimentos que foram impactadas por custos de transporte mais baixos, permitindo uma diversificação dos fornecedores e cadeias de transporte mais longas. O conceito de alimentos food-miles foi desenvolvido como uma tentativa de capturar os custos totais de distribuição de alimentos, utilizando a distância na qual a comida é transportada como um proxy.

Disponível em:<https://sites.google.com/site/medioquestoesambientais/logistica-verde/topicos-em-logistica-verde---ii>

Acesso em 28 de Agosto de 2016.



sábado, 27 de agosto de 2016

Logística Verde e seus Paradoxos



Desenvolvido a partir do artigo:


Dr. Jean-Paul Rodrigue, Dr. Brian Slack and 
Dr. Claude Comtois;

 Green Logistics; THE GEOGRAPHY OF
 TRANSPORT SYSTEMS 


Uma visão geral das características 
padrão de sistemas logísticos revela diversas 
inconsistências no que diz respeito à redução 
de suas externalidades ambientais  (os sempre 
presente danos ambientais que toda atividade 
humana, ainda que num nível mínimo, causa). 
Eles tomam a forma de cinco paradoxos básicos:


Custos















Tempo 



















Confiabilidade 


















Armazenagem





















Tecnologia de Informação 
















Esse paradoxos serão explicados aqui no blog ao 
longo dos dias então fique ligado e faça uma visita 
para aprender sobre eles.

Disponível em: <https://sites.google.com/site/
medioquestoesambientais/logistica-verde/
topicos-em-logistica-verde---ii>
Acesso em 27 de Agosto de 2016.

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Sustentabilidade Empresarial

O que é, definição, práticas sustentáveis nas empresas, resumo, empresa sustentável, vantagens, atitudes, desenvolvimento sustentável.

Sustentabilidade empresarial: valorizando o meio ambiente e a sociedade



















Definição
Sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Logo, para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente, ela deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico (sem isso ela não sobrevive) sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade.


Importância da sustentabilidade empresarial
Além de respeitar o meio ambiente, a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa junto aos consumidores. Com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado nas últimas décadas, os consumidores ficaram mais conscientes da importância da defesa do meio ambiente. Cada vez mais os consumidores vão buscar produtos e serviços de empresas sustentáveis.
Vale apena ressaltar que, sustentabilidade empresarial não são atitudes superficiais que visem o marketing, aproveitando a chamada “onda ambiental”. As práticas adotadas por uma empresa devem apresentar resultados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo.


Vantagens das práticas empresariais sustentáveis

- Melhoria da imagem da empresa junto aos consumidores e comunidade em geral.

- Economia, com redução dos custos de produção. Isto é obtido, por exemplo, através da reciclagem, reutilização da água, reaproveitamento de sobras de matéria-prima e medidas de economia de energia elétrica.

- Melhoria nas condições ambientais do planeta. Afinal de contas, os empresários possuem filhos e netos que viverão num mundo futuro melhor ou pior, dependendo do que for feito na atualidade.

- Satisfação dos funcionários e colaboradores. Em função da consciência ambiental, muitas pessoas tem satisfação em trabalhar em empresas sustentáveis.
- Valorização das ações em bolsas de valores. Cada vez mais, investidores tem procurado dar mais atenção para a compra de ações de empresas sustentáveis socialmente e ambientalmente.


Práticas sustentáveis nas empresas (exemplos):

- Uso de sistemas de tratamento e reaproveitamento da água.

- Uso racional da água e da energia elétrica.

- Reciclagem do lixo sólido.

- Reutilização de sobras de matéria-prima.

- Criação de projetos educacionais voltados para a preservação do meio ambiente.

- Adoção de projetos que visem o desenvolvimento educacional e cultural da comunidade em que a empresa está inserida.

- Uso de materiais recicláveis para a confecção de embalagens dos produtos.

- Uso de sacolas biodegradáveis (caso de supermercados, por exemplo).

- Uso de filtros que retém os poluentes emitidos em determinadas fases da produção industrial.

- Não descartar esgoto ou resíduos químicos em rios, córregos ou lagos.

- Não poluir o solo com produtos químicos ou qualquer outro material poluente.

- Não utilização, em hipótese alguma, de trabalho infantil, forçado ou escravo.

- Respeito total as leis ambientais do país.

- Não adotar práticas que visem tirar vantagens em concorrências públicas. A empresa sustentável não deve aderir, em hipótese alguma, à esquemas de corrupção. Vale lembrar que recursos públicos desviados por corruptos significa menos investimentos em áreas essenciais para a população (saúde, educação, transportes, lazer e etc.).

- Uso nos processos de produção, quando possível, de fontes de energia limpa e renovável.

- Não utilização de formas de discriminação (raça, cor, religião, opção sexual e etc.) nos processos de seleção de funcionários. Uso de formas justas, respeitando os princípios de igualdade de direitos no processo seletivo.

- Respeito às leis trabalhistas do país, fazendo o pagamento de forma justa e garantindo todos os direitos dos trabalhadores.

- Uso de práticas de produção que garantam a total segurança dos funcionários no ambiente de trabalho.

- Produção de mercadorias e prestação de serviços que não coloquem em risco a saúde e a segurança física ou psicológica dos consumidores.

- Uso de contratos com consumidores e outras empresas que sejam claros, objetivos e justos.

- Fornecimento de um sistema de atendimento ao consumidor (SAC) eficiente.

- Informar de forma adequada os consumidores a respeito das características dos produtos que vendem ou dos serviços que prestam. Além disso, é importante que a empresa oriente seus consumidores a respeito do descarte das embalagens, produtos com validade vencida ou que não serão mais utilizados por qualquer outro motivo.

- Adoção, quando for o caso, do sistema de logística reversa. Este visa evitar que determinados produtos sejam descartados no meio ambiente. Empresas fabricantes de pneus, pilhas, baterias, medicamente e outros produtos que possam poluir o meio ambiente devem utilizar este processo.


Você sabia?

- A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) criou um Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). É uma importante ferramenta de análise e comparação das empresas que mantém ações na Bolsa de Valores, visando esclarecer os investidores sobre como estas corporações estão adotando práticas de desenvolvimento sustentável.


Disponível em <http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade_empresarial.htm>
Acesso em 26 de agosto de 2016.




quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Consumo Consciente

Somente o necessário’ - Consumo consciente é o tema da nova campanha da Ypê!


Se até décadas passadas nos preocupávamos em consumir para atender nossas necessidades, hoje o consumo excessivo apresenta efeitos cada dia mais evidentes, desde as relações sociais individualistas até na exploração abusiva dos recursos naturais. Com uma reflexão sobre o consumo consciente, a nova campanha da Ypê propõe usar ‘somente o necessário’ no dia a dia!





O consumo consciente envolve várias etapas, do momento da compra, eliminação de resíduos e até na escolha de marcas e empresas que tenham a preocupação com a preservação dos recursos naturais e o bem-estar dos seus colaboradores, como a Ypê, Top of Mind de Sustentabilidade pela Folha há nove anos consecutivos.
Desperdiçar não é bom nem para o bolso nem para o planeta. Basta refletir sobre isso e o consumo mais responsável passa a ser um hábito, inclusive quando você estiver lavando as louças ou limpando sua casa. Para ajudar, o detergente líquido Ypê tem uma fórmula exclusiva que rende muito mais, para você usar somente necessário na hora da limpeza e evitar desperdícios!
O consumo consciente não deve parar por ai, as pequenas ações diárias podem gerar enormes mudanças para você e todo o planeta!
Vale mais cuidar do meio ambiente! Vale mais usar somente o necessário! ;)


Disponível em: <http://www.ype.ind.br/novidades/somente-o-necessario-consumo-consciente-e-o-tema-da-nova-campanha-da-ype>
Acesso em 25 de Agosto de 2016.

Gestão de Resíduos Sólidos : Ypê.



Resultado de imagem para YPÊ LOGO



Desde a nossa fundação produzimos produtos e embalagens amigos da natureza, pois desde sempre consideramos a minimização dos impactos ambientais, a biodegradabilidade, a redução da utilização dos recursos naturais na concepção de nossos produtos e na aquisição de novos equipamentos.
Em todas as nossas Unidades produtivas contamos com centrais de resíduos que permitem uma separação eficiente e em condições ambientalmente adequadas para o manuseio de nossos resíduos. Produzimos embalagens com menor quantidade de matéria-prima virgem, utilizando material reciclado na sua composição e passíveis de reciclagem. E, temos para isso, uma gerência de tecnologia de embalagens dedicada a estes projetos.
Por exemplo, até maio de 2015, a modificação da embalagem do detergente Ypê, que fizemos em fev/2012 resultou na redução de consumo de matéria-prima equivalente a
produzir 202 milhões de frascos de detergente.
Somando todas as nossas ações de redução de matéria-prima, desde outubro de 2009 até maio de 2015, reduzimos 9.700 toneladas de matéria-prima, plásticos, papel e papelão,
para a confecção de nossas embalagens. (A redução de papel e papelão, cerca de 5.923 toneladas equivalem a 65.158 árvores poupadas).
Além disso, optamos por tecnologias que minimizem a geração de resíduos e adotamos processos que permitam a sua reutilização, priorizando alternativas de destinação que agreguem valor ao resíduo gerado, prolongando assim a vida útil dos materiais. Importante ressaltar que 83% dos
resíduos que geramos em nossos processos produtivos são destinados a reciclagem, tratamento externo ou ao aproveitamento térmico. No último ano, tivemos uma redução de 9,5% na geração de resíduo por tonelada produzida em relação a 2013 e reduzimos em 10,5% o volume de resíduos destinados a aterros de nossas atividades.
Todas as embalagens dos Produtos YPÊ são passíveis de reciclagem.
A YPÊ é fabricante dos frascos dos seus produtos e, na concepção destas embalagens, considera e dá preferência a materiais que podem ser passíveis de reciclagem após o consumo de seus produtos.
Inclusive, utiliza na fabricação de seus frascos de Polietileno – PET, produzidos na Unidade de Amparo/SP, 50% de matéria-prima pós consumo, ou seja, material reciclado.Esta iniciativa fomenta a reciclagem dos resíduos no Brasil e vai de encontro ao princípio de nossa Política de Meio Ambiente que é o ciclo sustentável dos nossos produtos.
Portanto, após o consumo de nossos produtos, encaminhe as embalagens vazias à coleta seletiva de sua cidade ou as cooperativas de resíduos do seu município. Para encontrar uma cooperativa de resíduo acesse o site indicado a seguir. Neste link existe um cadastro das cooperativas de resíduos nos diversos municípios brasileiros.


http://cempre.org.br/servico/cooperativas

Disponível em <http://www.ype.ind.br/vale-mais-cuidar/meio-ambiente/gestao-de-residuos-solidos>
Acesso em 25 de Agosto  2016

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Impactos Ambientais

O impacto que os produtos que você consome causam no Meio Ambiente :



Disponível em <https://m.youtube.com/watch?v=0WQcDgmmq_0>
Acesso em : 24 de agosto de 2016.

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Logística Verde e a Cadeia De Suprimentos


Logística Verde - Como as cadeias de suprimentos podem colaborar ?


Nada acontece do dia para a noite, as experiências deverão ser compartilhadas para que haja um acréscimo de conhecimento, valorizando todas as relações entre os membros, desde o mais a montante, como o elo mais próximo do cliente final, ou a jusante.


A filosofia capitalista pede que as empresas produzam cada vez mais e muitas vezes com baixa eficiência, alto desperdício e retrabalho. Podemos então pensar que temos o dever de fazer melhor, aprimorar constantemente a forma que fazemos hoje, principalmente em se tratando da tão discutida SUSTENTABILIDADE.
Felizmente existem inúmeras empresas que tratam este assunto de maneira séria e criteriosa, advertidas pelas exigências de clientes, cientes da responsabilidade que as mesmas tem em relação às práticas sustentáveis. Mas por outro lado há diversas outras empresas, que não colocam em prática ou não tem como estratégia competitiva a LOGÍSTICA VERDE, ou de uma forma mas abrangente e complexa a GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS VERDE - GREEN SUPPLY CHAIN MANAGEMENT.
Mas de que forma as cadeias de suprimentos podem colaborar para que a logística verde dê certo?
Novas formas de tratar a produção devem ser observadas e pesquisadas, devemos produzir, mas com total dedicação a fazer de uma forma mais econômica, evitando a má utilização, destinação incorreta. e retorno inadequado. Embalagens devem ser reduzidas e reutilizadas, fontes de energia alternativas devem ser testadas para trazer máxima eficiência e efetividade às operações. É importante o investimento e desenvolvimento de uma matriz de transportes que traga vantagens logísticas e um menor dispêndio de tempo e custo para que os produtos cheguem ao seu destino final. As empresas devem trabalhar de forma colaborativa, cooperando para que os resultados sejam positivos para todos, pois as compensações e as dificuldades serão sentidas também por todo o grupo participante da cadeia.
Nada acontece do dia para a noite, as experiências deverão ser compartilhadas para que haja um acréscimo de conhecimento, valorizando todas as relações entre os membros, desde o mais a montante, como o elo mais próximo do cliente final, ou a jusante.
A tecnologia da informação facilita e indica quais processos podem ser melhorados, ampliados ou descartados e fornece quais as gaps devem ser melhor trabalhadas, para que o resultado do conjunto de elementos participantes da cadeia seja expressivo, relevante e crescente.
A LOGÍSTICA VERDE prima por detalhar como serão os procedimentos que farão com que as empresas busquem alcançar resultados no andamento dos processos. As grandes corporações tem toda a responsabilidade em cobrar de seus parceiros, fornecedores, enfim de todos os participantes de sua cadeia de suprimentos, que as entregas contribuam significativamente e superem as expectativas dos seus clientes no que se refere às boas práticas verdes, sendo cada qualbenchmarking naquilo em que tem maior know-how ou competência. Sejamos então todos responsáveis por multiplicar, compartilhar, casos e estratégias de sucesso, onde a resposta deve ser sempre em direção a uma produção mais limpa, com o menor impacto possível ao meio ambiente, a processos simplificados, a inovações que priorizem a minimização de recursos, pois só assim poderemos nos sustentar em comparação à players situados em todas as partes do mundo.


Disponível em <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/logistica-verde-como-as-cadeias-de-suprimentos-podem-colaborar/97224/> Acesso em 23 de agosto de 2016.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Seja uma



Disponível em <http://www.blogdarotina.com/archives/responsabilidade-ambiental-faz-parte-da-nossa-rotina/selo-amiga-meio-ambiente/>
Acesso em 22 de agosto de 2016.

Sobre o Polietileno Verde


A Braskem e o I'm Green

O polietileno verde I'm greenTM é fruto da combinação de inovação, tecnologia e sustentabilidade.
Após alguns anos dedicados à pesquisa e desenvolvimento, a planta de eteno verde da Braskem, inaugurada em setembro de 2010, marcou o início da produção do polietileno verde em escala industrial e comercial, conferindo à empresa a liderança mundial no mercado de biopolímeros. A unidade industrial recebeu investimento de US$ 290 milhões e tem capacidade para produzir anualmente 200 mil toneladas de polietileno verde.O polietileno verde I'm greenTM é um plástico produzido a partir do etanol de cana-de-açúcar, uma matéria-prima renovável, ao passo que os polietilenos tradicionais utilizam matérias-primas de fonte fóssil, como petróleo ou gás natural. Por esta razão, o polietileno verde I'm green TM captura e fixa gás carbônico da atmosfera durante a sua produção, colaborando para a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa.Além disso, o cuidado com a sustentabilidade está presente na relação da Braskem com os seus fornecedores do etanol. Desde a plantação da cana-de-açúcar até a produção de etanol, os fornecedores devem atender a princípios de desenvolvimento sustentável presentes no "Código de Conduta para Fornecedores de Etanol" elaborado e implementado pela Braskem e que cobre aspectos como respeito à biodiversidade e boas práticas ambientais.O polietileno verde I'm greenTM mantém as mesmas propriedades, desempenho e versatilidade de aplicações dos polietilenos de origem fóssil - o que facilita seu uso imediato na cadeia produtiva do plástico. Por este mesmo motivo, também é reciclável dentro da mesma cadeia de reciclagem do polietileno tradicional.Atualmente, estão disponíveis no portfólio de produtos as seguintes famílias do polietileno verde I'm greenTM: polietileno de alta densidade (PEAD) e polietileno de baixa densidade linear (PEBDL) que cobrem aplicações de embalagens rígidas, flexíveis, tampas, sacolas, entre outras. A partir de janeiro de 2014, a família de polietileno de baixa densidade (PEBD) será também parte do portfólio de produtos, cobrindo aplicações adicionais de embalagens e filmes.Atualmente, a Braskem fornece polietileno de fonte renovável I'm greenTM para diversos parceiros no Brasil e no mundo, que atuam nos mais variados segmentos da indústria. Desde o início de sua trajetória, a Braskem e seus parceiros foram reconhecidos e conquistaram prêmios de conceituados laboratórios e instituições pela contribuição do polietileno verde I'm greenTM ao desenvolvimento do mercado de produtos renováveis, à inovação e à preservação do meio ambiente.

Disponível em: <http://www.braskem.com/site.aspx/PE-Verde-Produtos-e-Inovacao>
Acesso em 22 de agosto de 2016
 
Free Recycle5 Cursors at www.totallyfreecursors.com