Introdução sobre o tema:
Logística Verde: Uma nova visão para a Logística com atividade humana integrada ao ambiente
Logística é a gestão integrada de todas as atividades necessárias para movimentar os produtos através da cadeia de suprimentos. Para um produto típico dessa cadeia de suprimentos, se estende a partir de uma fonte de matéria-prima através do sistema de produção e distribuição até o ponto de consumo e da logística reversa associada. As atividades logísticas compreendem o transporte de mercadorias, armazenamento, gerenciamento de estoque, manuseio de materiais e todos os de processamento de informações relacionadas.
Um dos principais focos da logística é entregar um produto que irá satisfazer os consumidores com o menor custo possível, e uma variedade de medidas criativas podem ser usadas para cortar custos e reduzir os custos globais. A Gestão de cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management), o "retalho"/fracionamento, a armazenagem, as práticas de fabricação e inspeções de segurança são todos parte da logística.
O principal objetivo da logística é coordenar essas atividades de forma que atenda às necessidades dos clientes a um custo mínimo.No passado, esse custo foi definido em termos puramente monetários. na medida que a preocupação com o meio ambiente cresce, as empresas devem ter mais em conta os custos externos associados à logística, principalmente, com as mudanças climáticas, a poluição do ar, o ruído, a vibração e os acidentes. Este site visa apresentar formas de reduzir essas externalidades e alcançar um equilíbrio mais sustentável entre os objetivos econômicos, ambientais e sociais.
No caso da logística verde, todas as questões que dizem respeito à logística "regular" ainda se aplicam, com o fator adicional da preocupação ambiental. Às vezes, fazendo com que produtos ecologicamente corretos também venham a ser tratados dentro de preocupações econômicas. Por exemplo, um fabricante de bebida pode reduzir o uso de plásticos, fazendo garrafas finas, e assim, reduzindo os custos de envio. Em outros casos, fazendo um produto ambientalmente correto pode custar mais, fazendo-a entrar em conflito com a logística tradicional.
Editado de www.greenlogistics.org.
Logística verde é uma forma de logística que é calculada para ser ambientalmente amigável e, muitas vezes, também socialmente, além de economicamente funcional. Já nos anos 1980, várias empresas estavam preocupadas com o desenvolvimento da logística verde, e o interesse no conceito cresceu vertiginosamente com as preocupações dos consumidores aumentando sobre como os produtos seriam fabricados e entregues no início do século XXI. Muitas empresas modernas se orgulham de suas políticas ecológicas e práticas, e as empresas que estão interessados em adotar a logística verde podem utilizar os serviços de consultores de logística que se especializaram em ajudar as empresas a converter, reformar, e agilizar os seus sistemas de logística já existentes.
Com a Logística Verde, o transporte de carga incorpora um nova e complexo conjunto de variáveis que vão além da redução de custos, da segurança ou da rapidez na entrega. Os valores dos custos, o mapeamento das rotas e as medições de variáveis tais como a quilometragem, as cargas em peso e volume passam a dividir espaço nas planilhas de análise e planejamento com variáveis típicas de nossos tempos de "pensar verde", considerando, por exemplo destacado, a quantidade de gases do efeito estufa liberada pelos veículos. Um mercado de logística com tal enfoque exige a uma matemática específica que trate a questão ambiental. Numa era que se discute a origem antropogênica por efeito estufa do aquecimento global, é imperativo diminuir as emissões atmosféricas, pois tal definirá a sustentabilidade dos negócios (e na verdade, de grande parte da atividade humana) no futuro.
Questões sociais também pode ser consideradas, porque os consumidores são muitas vezes preocupados com o impacto social de um produto. Por exemplo, se uma empresa de comercialização de flores cresce organicamente, mas paga mal seus trabalhadores e se recusa a permitir que eles se sindicalizem, os consumidores podem boicotar a empresa, embora o processo de fabricação seja "verde". Empresas podem promover ativamente o trabalhador e o bem-estar da comunidade para enfatizar que eles acreditam na responsabilidade com a comunidade, bem como a responsabilidade ambiental, de modo que seus produtos são mais atraentes para os consumidores.
Cada etapa da fabricação do produto e entrega podem se beneficiar de Logística Verde, de desenvolver melhores métodos para extrair matérias-primas para a redução de embalagens dos produtos na sua forma de envio para a distribuição e consumo final. Os consumidores são muitas vezes dispostos a pagar mais por produtos com rotulagem que indica que a empresa-mãe praticada responsabilidade ambiental e social ao fazer o produto, o que torna a Logística Verde atraente do ponto de vista empresarial, bem como uma questão ética.Alguns exemplos de Logística Verde incluem: o transporte de produtos em conjunto, e não em lotes menores, utilizando veículos de combustível alternativo para a fabricação e transporte, a redução das embalagens em geral; a utilização de matérias-primas que são obtidas de forma sustentável; instalações prediais para a fabricação e armazenamento que sejam "ambientalmente amigáveis", e a promoção da reciclagem e programas de reutilização.
A Logística Verde não é mais uma opção ou uma fantasia, é realidade, uma necessidade e um promotora da geração de maiores lucros e todos os profissionais diretamente envolvidos, mercado e sociedade tem uma responsabilidade clara e presente para promovê-la.
Disponível em: <https://sites.google.com/site/medioquestoesambientais/logistica-verde>
Acesso em 19 de agosto de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário