Logística Verde - Como as cadeias de suprimentos podem colaborar ?
Nada acontece do dia para a noite, as experiências deverão ser compartilhadas para que haja um acréscimo de conhecimento, valorizando todas as relações entre os membros, desde o mais a montante, como o elo mais próximo do cliente final, ou a jusante.
A filosofia capitalista pede que as empresas produzam cada vez mais e muitas vezes com baixa eficiência, alto desperdício e retrabalho. Podemos então pensar que temos o dever de fazer melhor, aprimorar constantemente a forma que fazemos hoje, principalmente em se tratando da tão discutida SUSTENTABILIDADE.
Felizmente existem inúmeras empresas que tratam este assunto de maneira séria e criteriosa, advertidas pelas exigências de clientes, cientes da responsabilidade que as mesmas tem em relação às práticas sustentáveis. Mas por outro lado há diversas outras empresas, que não colocam em prática ou não tem como estratégia competitiva a LOGÍSTICA VERDE, ou de uma forma mas abrangente e complexa a GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS VERDE - GREEN SUPPLY CHAIN MANAGEMENT.
Mas de que forma as cadeias de suprimentos podem colaborar para que a logística verde dê certo?
Novas formas de tratar a produção devem ser observadas e pesquisadas, devemos produzir, mas com total dedicação a fazer de uma forma mais econômica, evitando a má utilização, destinação incorreta. e retorno inadequado. Embalagens devem ser reduzidas e reutilizadas, fontes de energia alternativas devem ser testadas para trazer máxima eficiência e efetividade às operações. É importante o investimento e desenvolvimento de uma matriz de transportes que traga vantagens logísticas e um menor dispêndio de tempo e custo para que os produtos cheguem ao seu destino final. As empresas devem trabalhar de forma colaborativa, cooperando para que os resultados sejam positivos para todos, pois as compensações e as dificuldades serão sentidas também por todo o grupo participante da cadeia.
Nada acontece do dia para a noite, as experiências deverão ser compartilhadas para que haja um acréscimo de conhecimento, valorizando todas as relações entre os membros, desde o mais a montante, como o elo mais próximo do cliente final, ou a jusante.
A tecnologia da informação facilita e indica quais processos podem ser melhorados, ampliados ou descartados e fornece quais as gaps devem ser melhor trabalhadas, para que o resultado do conjunto de elementos participantes da cadeia seja expressivo, relevante e crescente.
A LOGÍSTICA VERDE prima por detalhar como serão os procedimentos que farão com que as empresas busquem alcançar resultados no andamento dos processos. As grandes corporações tem toda a responsabilidade em cobrar de seus parceiros, fornecedores, enfim de todos os participantes de sua cadeia de suprimentos, que as entregas contribuam significativamente e superem as expectativas dos seus clientes no que se refere às boas práticas verdes, sendo cada qualbenchmarking naquilo em que tem maior know-how ou competência. Sejamos então todos responsáveis por multiplicar, compartilhar, casos e estratégias de sucesso, onde a resposta deve ser sempre em direção a uma produção mais limpa, com o menor impacto possível ao meio ambiente, a processos simplificados, a inovações que priorizem a minimização de recursos, pois só assim poderemos nos sustentar em comparação à players situados em todas as partes do mundo.
Disponível em <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/logistica-verde-como-as-cadeias-de-suprimentos-podem-colaborar/97224/> Acesso em 23 de agosto de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário