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domingo, 18 de setembro de 2016

Logística Verde: Estratégias




O projeto de rede sustentável
Até recentemente, as cadeias de suprimento eram projetados para entregar as mercadorias no tempo e ao menor custo possível. Este ainda é o foco de várias empresas, mas como o peso dos custos crescentes da energia aumenta os custos do consumidor, e as preocupações ambientais como o aquecimento global conseguiram uma maior sensibilização, por meio de uma visão do futuro as empresas percebem as questões ecológicas estão engajadas nesta tendência. Tais organizações estão redesenhando suas cadeias de suprimento para atender a crescente demanda dos clientes por um preço razoável e soluções ambientalmente amigáveis.
As empresas podem fazer mais do que apenas tirar partido da procura verde com desenho da cadeia de suprimentos, pois eles podem também reduzir os custos. Empresas com excelência em projetos de cadeias de suprimento verde têm reduzido os custos de fornecimento, bem como a logística global e os custos de transporte em dois por cento ao responder o desafio de adaptar cadeias logísticas a modelos de menos dano ambiental, segundo um relatório da Aberdeen Group.
A maioria das empresas, no entanto, "são esmagadoramente despreparados para colher os benefícios ambientais, sociais e econômicos auferidos por aqueles que de artesanato bem planejado e bem executado iniciativas de sustentabilidade", afirma o relatório. Essas empresas subutilizam ferramentas de rede de projeto que fornecem visibilidade e controle das operações da cadeia de fornecimento e seus impactos ecológicos.

Ações

Estratégias de logística para lidar com restrições de Energia e Meio Ambiente


Embora os custos sempre foram um importante motor das estratégias de gerenciamento de cadeias de suprimento, o aumento do custo da energia tem sido um forte incentivo para racionalizar a cadeia de suprimentos e, indiretamente, melhorar a gestão das cadeias de fornecimento. Dependendo do objetivo, existem várias estratégias que estão sendo adotadas para mitigar o de energia e limitações ambientais:



Minimização do transporte



A configuração de sistemas pela demanda de responsabilidade, onde as cadeias de suprimento são totalmente integradas para que os bens sejam entregues, são o resultado de um pedido expresso. Um melhor nível de atendimento de pedidos tende a reduzir retornos.


Mudança de fornecedores



A reavaliação da terceirização, tanto a nível global como nacional, sendo que esta ação é melhor feita se uma ampla gama de custos de logística é considerada, especialmente em função das limitações energéticas e ambientais. Enquanto que um fornecedor pode aparecer oferecer o menor custo, se fatores como custos de transporte mais elevados, somados a inventário em trânsito, maior tempo de resposta e um maior nível de insegurança são considerados, fornecedores alternativos, mas mais próximos, podem ser mais vantajosos.


Agendamento de transporte


Adaptar a programação de fluxos para garantir um maior nível de utilização de transporte existente e ativos de armazenamento, permitindo maior tempo de navegação e períodos de operação do mesmo ativo que podem ser usados de forma mais racional, o que propicia benefícios energéticos e ambientais.


Embalagem eficiente 


O volume de embarque da mesma carga usando menos embalagens, ou mudando a forma como um bem é embalado. Isto resulta em densidades mais altas de transporte. Por exemplo, a introdução da segunda geração dos tablets iPads em 2011, envolveu uma redução nas dimensões da embalagem, com uma caixa que é 10% mais leve (principalmente pelo projeto mais leve do produto) e tem volume 18% menor (principalmente a partir de melhor embalagem). Esta é uma consideração importante para o transporte pelo ar desde a montagem final do produto, que ocorre em Shenzhen, China.

Transferência modal


Usar um modal ou uma rota que é energética e ambientalmente mais eficiente, que pode envolver uma mudança no roteamento de carga. O transporte ferroviário é a alternativa lógica para transportar a longas distâncias, mas o transporte marítimo de curta distância pode ser adequado para regiões costeiras.

Colocando-se num quadro, os objetivos e estratégias das medidas relacionadas à Logística Verde são:

ObjetivoEstratégia
Minimização do transporteDemanda sistemas de resposta. Reduzir retornos.
Mudança de fornecedoresReavaliando terceirização, tanto a nível global e nacional.
Agendamento de transportePermitir maior tempo de navegação e os períodos fora de operação.
Empacotamento eficienteReduzir o tamanho do embarque (volume) da mesma carga.
Transferência modal (Modal Shift)Uso de um modal ou de uma rota que seja mais energética e ambientalmente eficiente.

Disponível em: <https://sites.google.com/site/medioquestoesambientais/logistica-verde/estrategias-de-logistica-verde>
Acesso em 18 de Setembro de 2016.

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