Social Icons

domingo, 4 de setembro de 2016

Natura : Tecnologia Verde II


Pet Reciclado Pós Consumo 




Por Mayara Maluceli
Edição: Thays Prado


Você sabia que para produzir duas embalagens de Natura Ekos, feitas de PET, uma outra garrafa PET, de mesmo peso, que antes poderia ir para o lixo comum, é reciclada? É que, além de 100% recicláveis, as embalagens de PET de Ekos são feitas de 50% de material reciclado pós-consumo, ou seja, obtido a partir de vários tipos de embalagens e outros materiais de PET, que chegaram até o consumidor final, foram descartados, recolhidos e processados por empresas recicladoras, dando origem a resinas de PET recicladas.
A partir de agora, com a utilização do PET 50% reciclado pós-consumo nas embalagens de Natura Ekos, anualmente, cerca de 120 toneladas de PET serão recicladas e reinseridas na cadeia produtiva e 149 toneladas de carbono deixarão de ser emitidas*. Isso significa menos lixo e menos impacto sobre as mudanças climáticas.
O PET (Politereftalato de Etila) é um tipo de plástico produzido a partir do petróleo. Empregado na fabricação de tecidos, hoje, também é amplamente utilizado na produção de embalagens para bebidas, alimentos, medicamentos, produtos de limpeza e cosméticos.Uma das vantagens de sua utilização é que materiais feitos com PET podem ser reciclados e transformados em matéria-prima para a produção de fibras para tecelagem ou embalagens, como as de Natura Ekos, por exemplo, que indicam, no rótulo a existência de PET em sua composição.
No processo de reciclagem, embalagens e outros materiais de PET são coletados, separados por cor, prensados, enfardados e vendidos para empresas recicladoras. Essas empresas triam esses materiais, separando rótulos e tampas. Em seguida, eles são lavados para a retirada de impurezas, como sujeiras e terra, moídos e descontaminados e se tornam, novamente, matéria-prima para diversas indústrias de transformação.O descarte correto das embalagens feitas de PET é um fator que facilita o processo de reciclagem e o consumidor tem um papel importante nesse sentido.Por isso, sempre que precisar jogar fora um material feito de PET, descarte-o juntamente com o lixo seco (que pode conter latas, papéis, plásticos e vidro) e separe-o do lixo úmido (local para restos de alimentos, cascas e ossos, pó de café e chá, podas e galhos, entre outros) e também do lixo de banheiro (como papel higiênico, absorventes íntimos e fraldas plásticas). Assim, o material seco terá mais chances de servir para a reciclagem, diminuindo a quantidade de lixo que vai para os aterros sanitários.**
Se em sua casa ou em seu trabalho não houver coleta seletiva, você mesmo pode levar suas embalagens de PET a um local apropriado. A Associação Brasileira da Indústria do PET (ABIPET) possui uma plataforma associada ao Google Maps, conhecida como LevPet, que auxilia os usuários a identificar os locais adequados mais próximos de sua residência, como cooperativas, pontos de comércio de reciclagem, pontos de entrega e entidades sociais, para a destinação correta desse produto.



*Estudo realizado por Natura Ekos, com base em dados de embalagem e faturamento da marca do ano de 2010.
** Informações baseadas na Campanha Separe o Lixo e Acerte na Lata, do Ministério do Meio Ambiente.


Disponível em <https:// ne.dedalus.com.br/tecnologias-verdes/embalagens-de-natura-ekos-tem-50-por-cento-de-pet-pos-consumo/>
Acesso em 4 de setembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Free Recycle5 Cursors at www.totallyfreecursors.com