Uma pesquisa realizada recentemente pelo SPC Brasil e pelo portal de educação financeira “Meu Bolso Feliz” revelou que 50,7% dos entrevistados levam em consideração as práticas de uma empresa em relação ao meio ambiente ou à sociedade antes de comprar um produto ou contratar um serviço.
O dado indica que o consumidor está cada vez mais consciente, o que modifica sua relação com as organizações, as marcas e o mercado. Por esse motivo, muitas empresas vêm se preocupando em atingir e demonstrar um desempenho ambiental e social correto, além da tradicional busca por benefícios econômicos (lucros). O selo de “empresa sustentável” se tornou uma vantagem competitiva.E engana-se quem pensa que, para conquistá-lo, basta plantar meia dúzia de árvores. O aspecto ambiental é importantíssimo, mas uma empresa só pode ser considerada sustentável se combinar a preocupação com o meio ambiente a obrigações sociais – sem, obviamente, ter que abrir mão dos ganhos financeiros.Isso significa, entre outras coisas, estar adequada à legislação trabalhista, pensar em aspectos como o bem estar dos funcionários e, ainda, em como a atividade econômica afeta as comunidades que se localizam no entorno da empresa.Foi o sociólogo inglês John Elkington que, em 1996, criou o termo “Triple Bottom Line” (ou “Tripé da Sustentabilidade”), principal paradigma trabalhado hoje pelas organizações que buscam a sustentabilidade dos negócios. Resumidamente, segundo este conceito, prosperidade econômica, qualidade ambiental e justiça social devem andar juntos, como explica o infográfico:
Especialista em finanças e professor da Fundação Dom Cabral, Rodrigo Zeidan avalia que “Aqueles empreendedores que tiverem o foco somente no lucro, sem se preocupar com a inserção das empresas na sociedade, vão ver suas receitas diminuírem no médio prazo e suas chances de sucesso, reduzidas” (Fonte: Exame.com).
Disponível em: <http://www.limptex.com.br/sustentabilidade/o-tripe-da-sustentabilidade/>
Acesso em 16 de Outubro de 2016.
Acesso em 16 de Outubro de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário